segunda-feira, 19 de maio de 2008

O pH na medicina - no organismo

O grau de acidez é muito importante para o equilíbrio do nosso organismo. Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,35 a 7,45. O equilíbrio ácido-base é controlado com precisão pois, mesmo um pequeno desvio da faixa normal, pode afectar gravemente muitos órgãos.



O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Em primeiro lugar, o excesso de ácido é excretado pelos rins, principalmente sob a forma de amónia. Os rins possuem uma certa capacidade de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, mas, geralmente, esse processo demora vários dias. Em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). À medida queo organismo produz mais ácido na corrente sanguínea, mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos.






1 comentário:

Prof. Bá disse...

A ideia não era transcreverem a informação de outro site!!! A ideia de um trabalho é sempre pesquisar várias fontes, seleccionar a informação e reescrevê-la com palavras vossas!

E é isso mesmo que vão fazer. Até 4ª Feira.